Inovação

<< voltar

Inovação


Data da publicação: 02/02/2021

A inovação é tema presente e recorrente nos dias atuais. Entretanto, não é difícil entender e reconhecer que nunca foi diferente; praticamente toda a evolução humana tem sido baseada na inovação, desde os tempos mais remotos.

O domínio do fogo, por exemplo, a partir da inovação criada pela manutenção do fogo, num primeiro momento, e, depois, pela sua produção, foram fundamentais para o desenvolvimento da espécie humana e pela dominância que esses frágeis animais conseguiram em relação aos demais.

Falando sobre hoje, a inovação implica agregação de valor, buscar melhorias em todos os processos, considerar as necessidades da cadeia produtiva (que envolve todas as relações cliente-fornecedor), sem deixar de considerar o meio ambiente como o maior de todos os fornecedores e, naturalmente, reconhecer a sua finitude.

Então, a inovação dependerá sempre de uma ampla visão sistêmica e de muito, muito esforço mesmo para que a criatividade encontre um terreno fértil para se desenvolver. E a criatividade envolve pensar, testar, analisar, repensar, reanalisar, retestar, num ciclo sem fim, em busca da superação de fragilidades, da maximização da relação custo/benefício, da maximização do valor para o cliente e das oportunidades, sempre com atenção à sustentabilidade ambiental.

A universidade, por sua vez, é o lugar onde isso tudo pode acontecer, vinculando o compartilhamento e a produção do conhecimento às aplicações, à luz das necessidades da sociedade. É na universidade que a teoria e a prática se materializam uniformemente, gerando oportunidades de melhorias na qualidade de vida das pessoas.

Rogério Profeta

Faça uma busca

Categorias

Newsletter